sexta-feira, 30 de março de 2012

Bacalhau ao Forno Cremoso

Oi gente linda!
Milhões de desculpas, mas ando bem ausente porque estou ocupadíssima com a minha mudança que está cada vez mais perto....aiii que deliiiii, estou super ansiosaaaaa!
E apesar da correria, dei uma fugidinha dos meus afazeres para postar uma receita DE-LI-CIO-SA de bacalhau que tem feito muiiiiiito sucesso aqui em casa nesses últimos dias que aproveitei para receber váááriossss amigos para um até breve! E como a páscoa já está aí, pode ser uma ótima pedida para fazer no domingo de páscoa! Ela foge totalmente do tradicional bacalhau regado a muito azeite que vai ao forno!
Infelizmennnnte, na correria, esqueci de tirar as fotos do passo a passo de como preparar o prato, adoro ilustrar minhas receitas, mostrar que eu realmente faço...haha.... Mas prometo que da próxima vez que fizer esse prato, vou fazer as fotos e dar uma reeditada neste post, ok! A foto do post não tem nada haver com a minha receita, mas precisava de alguma só para dar um tchan no meu post..rsrs...
Vou passar a receita original, mas como sempre, tem o “toque da Anny”:

Bacalhau ao Forno Cremoso

Foto: Imagens Google


Ingredientes:

1 kg de Bacalhau (Dessalgado)

½ Kg de Batata (Cozidas e fatiadas)

½ de Cenoura (Eu não usei, pois para mim não combina)

2 Cebolas grandes

2 Tomates maduros sem pele e sem sementes

1 Pimentão

1 Colh. de sopa de Extrato de tomate

Leite de Coco ( 1 garrafinha pequena ou 1 lata)

Alho, Sal, Coentro, Cebolinha, azeitona verde, azeite de oliva a gosto.

Molho:

2 Copos de leite

1 ½ Colher de Farinha de Trigo

1 Colher de sopa de Manteiga

1 ovo ( eu não uso)

½ xícara de Creme de Leite

Noz-moscada, pimenta-do-reino e sal

 Toque da Anny: Usei cebolas roxas, acrescentei azeitonas pretas também e 5 ovos cozidos e fatiados

Modo de Preparo:

- Escalde o bacalhau numa rápida fervura removendo peles e espinhas

- Coe a água onde o bacalhau foi cozido e reserve

- Deixe o bacalhau em lasquinhas e tempere com alho, coentro e cebolinha, se precisar de sal acrescente.

- Em uma panela, coloque o azeite, quando estiver quente acrescente as cebolas, o alho, o tomate, o pimentão, as azeitonas e refogue bem

- Junte o bacalhau e o extrato de tomate, o leite de coco e agregue um pouco do caldo reservado.

- Deixe cozinhar bem até criar um molho farto

- Prove o sal, se precisar acerte.

Molho:

- Bata no liquidificador o leite, o trigo e a manteiga derretida

- Leve ao fogo e mexa até engrossar

- Junte o creme de leite, a noz-moscada, a pimenta do reino e o sal (se quiser acrescente o ovo)

- Em um pirex grande passe um pouco de azeite e esfregue um dente de alho para dar um realce no sabor

- Monte as camadas: Coloque metade do bacalhau – As batatas fatiadas –  a outra metade do Bacalhau – os ovos cozidos – cubra bem com o molho ( toque da Anny: salpique um pouquinho de queijo parmesão ralado)

- Leve ao forno pré-aquecido em 180 graus e deixe assar até ficar bem dourado em cima. Retire do forno, salpique cebolinha e decore do seu gosto.

Amores, tanto eu como os amigos que provaram, adorarammmm. Espero que vocês também gostem!

Dica para os amigos em Bogotá:

- Bacalhau nos supermercados só na época de páscoa. Vende principalmente no Carrefour, e há dois tipos, o Norueguês que vem com pele e espinha, e um que vem de Miami sem pele e com um pouquinho de espinha, mas é muito mais prático na hora de trabalhar.

- No restante do ano, em 2 anos que moro em Bogotá eu só encontro no Hipermar Sea Food ( Calle 69 – Cra 17 – No 60 – Tel: 217 – 3109). Eles também entregam em domicílio se a compra for acima de $50.000 COP, o kilo do “Bacalau Salado” custa $32.000 COP. Além de Bacalhau, esse local oferece uma grande variedade de peixes de água doce e salgada, crustáceos e frutos do mar, vale a pena conhecer!


Por hoje é só meus amores!

Saludos e até o próximo post!

Anny

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus cometários, opiniões e dicas serão sempre muito bem-vindos!
Agradeço sua participação!
Bsitos,
Anny Vasconcelos