quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dicas de Segurança para uso de ‘Taxi em Bogotá’

Modelo de táxi comum na Colômbia


Olá pessoal!

Este é mais um post dirigido especialmente para quem vive em Bogotá ou até mesmo para aqueles que pensam em vir a turismo.
Nos últimos tempos muito se tem ouvido falar sobre os vários golpes que alguns taxistas estão aplicando nos passageiros independentemente se é estrangeiro ou colombiano. Mas apenas para esclarecer e não generalizar, em Bogotá existe mais de 600 táxis e apenas 100 são os meliantes.

Para completar tudo isso, infelizmente, existe empresas que ao mandar funcionários para a Colômbia, exageram no item “segurança” deixando os futuros residentes mais assustados do que prevenidos. E por mais absurdo que pareça há colombianos que adoram tocar o terror em quem acaba de chegar!
Mas com tantas notícias e reportagens sobre os golpes que estão sendo aplicados, pouco se vê sobre como se proteger ou pelo menos tentar se precaver de situações como esta. E foi pensando nisso que resolvi ter uma conversa com um “Asesor de Seguridad” (Assessor de Segurança) que conheci aqui em Bogotá e muito em breve farei um post só sobre ele e o trabalho que executa. Ele não só me passou algumas dicas já conhecidas como também outras bem interessantes.

Vamos às dicas:

- De preferência, se possível, usar só os serviços das empresas de táxi (Rádio Táxi):

            - Real Transportadora S.A: 333-3333

            - Coop Teletaxi: 250-6666

            - Taxis Libres: 211-1111 / 311-1111

            - Tax Express: 411-1111

            - Taxmilenio Ltda: 481-1111

- Quando estiverem em hotéis, aeroporto, hospitais, supermercados ou shoppings, usar apenas o serviço de táxi que esses locais oferecem. Os taxis que ficam parados fora desses lugares é quase 80% de chance que eles têm alguém lá dentro observando tudo o que as pessoas fazem. E quando uma pessoa pega um desses táxis, o motorista já tem a informação de tudo o que essa pessoa fez dentro do local, se fez muitas compras, se sacou dinheiro até mesmo qual o perfil dela.

- Se nenhum táxi desses locais estiver disponível, e o jeito é pegar na rua, prefira aqueles estão circulando, o risco de sofrer um sequestro ou golpe por parte destes é bem menor do que aqueles que já estão parados só esperando a vítima!

- Ao subir em qualquer táxi, sempre observar a placa do carro. Em Bogotá a maioria dos táxis começam com a letra F ou V, são apenas 3 letras e 3 números. O Assessor de segurança ensina um exercício, associe as letras a algo que você memorize rapidamente. Exemplo com nome de países: VEM 326 (Venezuela, Espanha, México + 326).

- Procure ver a placa do carro de forma discreta antes de entrar, em seguida confira se o número da placa coincide com adesivo na janela que tem que ter essa informação. E terceiro, verifique se o mesmo número da placa consta no cartão amarelo que fica atrás do banco do passageiro. Neste deve conter além dos valores da corrida, o nome e foto do motorista e a placa do carro. Havendo qualquer erro nesses 3 itens, desconfie!

- Sempre peça para o motorista seguir pelas vias principais. Se você já conhece bem a cidade, é você quem tem que indicar os caminhos mais rápidos, e se o motorista indicar, aceite apenas se você conhecer bem o caminho.
- Evite conversar muito com o motorista, aonde vai, o que vai fazer, evite dar detalhes sobre sua vida. Se seu sotaque ainda é muito forte, falar o suficiente é o indicado!

- Quando entrar no táxi ligue para alguém conhecido e informe o número da placa do carro e o nome de motorista e o seu destino. Use um tom de voz que o motorista ouça e assim ele não terá outro remédio que portar-se muito bem. E se for para se sentir ainda mais seguro, mande uma mensagem de texto também!

- Mantenha as portas do carro travadas, não só as suas, como a do passageiro!

- Verifique se não há nenhuma roupa ou um bulto no banco da frente, ou se a cadeira do passageiro não está deitada. Havendo qualquer relevo no banco da frente, cuidado, pode ter alguém escondido ali só esperando o momento certo para anunciar o assalto ou sequestro. Cancele o táxi, invente uma desculpa e discretamente afaste-se, se necessário, pague o mínimo da corrida que é $3.500 COP (R$ 3,50)!

- Outra situação que não é comum, é que o motorista comece a falar no celular assim que começa a dirigir. Fiquem atentos se isto ocorrer e principalmente se ele falar algo do tipo: - Hoje não poderei ir almoçar “porque vou deixar um passageiro no Unicentro”, neste exato momento ele já está dando a rota da corrida. Se perceberem isso, peça para parar imediatamente e sempre pergunte quanto custou à corrida, mesmo que tenham percorrido poucos metros, é muito melhor pagar o mínimo do que pagar um preço mais alto.

- Alguns motoristas avisam que vão parar o carro usando o pretexto que algo passou com o carro, um problema. E é nessas horas que os comparsas entram em cena. Infelizmente existem aqueles que nem avisam. Mas se você tiver a chance de ser avisado, peça para descer de imediato.

- Há táxis que têm revistas para distrair os passageiros. Cuidado, esse é mais um golpe. Evite ler essas revistas, é provável que dentro delas esteja um pó que adormece a vítima. Ao abrir a revista o pó se espalha e a vítima adormece de imediato. E aí é aplicado o famoso golpe “Passeio Milionário”.

- Se vão sair à noite para alguma festa, balada ou até mesmo o centro da cidade e vão depender de táxi, evitem levar “cartão de crédito, relógios e acessórios que possam chamar atenção”. Se vão levar celular, procurem levar um aparelho simples, ou tenham um “simcard/ship/tarjeta de memória” que não tenha os contatos principais. Isso evita que eles saibam mais sobre você.

- Nos dias de pagamento (15 e 30) evite usar cartão de crédito, leve sempre efetivo nesses dias e unicamente o necessário. Pois estas datas são quando ocorre o maior número de assaltos em táxis, caixas eletrônicos e centros comerciais.

- Se decidem ir para o centro a cidade, procurem ir vestidos de uma forma que aparenta que vocês tenham um baixo perfil, ou seja, uma roupa, bolsa e acessórios mais simples. E evite ir só, uma companhia é sempre boa.

- No caso de que alguma infelicidade venha ocorrer, o melhor, por mais difícil que pareça é tentar manter a calma, nunca, jamais reagir, e se possível observar detalhes do carro e do motorista, tipo: um vidro quebrado, um amassado, um arranhão, uma cicatriz, fisionomia. Algo que facilite a busca e o reconhecimento.

- E por mais absurda que pareça essa dica, deixem um valor separado, principalmente em saídas noturnas. É melhor ter 30, 50 em efetivo para eles levarem, do que sofrer represálias por não ter nada.

- Nunca deixem de denunciar caso passem por algo assim. Pois prestando a queixa estaremos ajudando na captura do bandido e assim evitando que outros passem pelo mesmo!


O objetivo deste post é para alertá-los e deixá-los um pouco mais atentos aos cuidados e assim se prevenir contras os infortúnios com alguns desses taxistas. Tomando os devidos cuidados, podem-se usar os serviços de táxi em Bogotá. Pois como disse no começo do post, é uma minoria que toca o terror nas pessoas, porém existe muita gente honesta e de boa índole!
Espero estar ajudando com essas informações e se vocês tiverem mais dicas, por favor, compartilhem aqui no blog!



Bsitos e saluditos,
Anny

2 comentários:

  1. Boas dicas. Aqui no Rio de Janeiro a maioria dos funcionários da rede hoteleira tem baixos salários, por isso oferecem carros ilegais dizendo que são taxis do hotel com valores apartir do dobro do que os taxis legalizados para ganharem comissões. Nunca peça taxis para funcionários. Procure na internet telefones de taxistas ou escolha um nas ruas.




    Paulo R. F. Silva.®

    Tim 21 8603 8605
    Vivo 21 9658 7924

    www.taxiinrio.com.br
    Twitter @taxidorj
    App Android "Taxi In Rio"

    *"Impossível é apenas uma grande palavra usada por gente fraca que prefere viver no mundo como está ao invés de usar o poder que tem para mudá-lo. Impossível não é um fato, é uma opinião. Impossível não é uma declaração, é um desafio. Impossível é hipotético. Impossível é temporário."
    Muhammad Ali*

    *Sent by mobile phone*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo!

      Muito obrigada pelo seu comentário! Na verdade o problema que vc cita não é só no Brasil, nessas minhas andanças pelo mundo vejo muito disso também! E nem sempre é por baixos salários e sim, pela facilidade que alguns creem que se ganhará o dinheiro!
      Meu esposo é hoteleiro e funcionário que é pego fazendo isso nos hotéis que ele administra, é demitido na hora! Pois a empresa presa pelo bem-estar dos clientes e táxi seguro faz parte dos serviços prestados pela mesma!

      Saludos desde Colômbia!
      Anny

      Excluir

Seus cometários, opiniões e dicas serão sempre muito bem-vindos!
Agradeço sua participação!
Bsitos,
Anny Vasconcelos