quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Produtos Brasileiros e Similares na Colômbia

Morar fora do Brasil implica em diversas mudanças como clima, cultura, idioma, hábitos, adaptação. Mas creio que uma das coisas que nos fazem uma falta danada é a deliciosa comida brasileira. Até porque para mim, comida igual à nossa não há, inclusive as comidas estrangeiras ganham um toque especial e mais saboroso em terras tupiniquins.
E uma vez fora do solo brasileiro, não importa o lugar, seja qual for o produto brasileiro que você encontrar mesmo que seja aquela marca mais vagabunda no Brasil, passa a ser um achado, um tesouro...rsrs....
E para facilitar a vida dos queridos expatriados que vivem ou pretendem vir para Colômbia, abaixo segue uma lista com fotos dos produtos que encontrei aqui e os similares que mais se acercam e os nomes em espanhol:
FRUTAS E VERDURAS
<>

</>
CAJU (Marañón ou Merey) - COCO  é Coco- LARANJA LIMA (Lima ou Naranja Dulce) - PUPUNHA (Chontaduro)

- A Laranja Lima é mais complicado de achar pois depende da época. Tanto a Laranja Lima, o Coco e o Caju, em Bogotá são encontrados em Paloquemao  nos locais que vendem ervas. E em Medellin na Mayorista e na Minorista, na primeira é mais frequente ver a laranja lima. Aqui na Colômbia esses produtos são considerados medicinais. 
  

  
PIMENTA DE CHEIRO (Ají Dulce) - COUVE (Tallo ou Col) - COENTRO/CHICÓRIA, TOMATINHO VERDE E PIMENTA ARDIDA (Cilantro - Tomatillo Verde - Ají Picante) - MANDIOQUINHA (Arracacha)
- As pimentas podem ser encontradas nos supermercados como Olímpica e Carulla.  - A Couve há em feirinhas, mas é mais fácil de ser encontrada no Codabas (Bogotá) a qualquer dia e nos locais que vendem ervas, flores e etc. - A pimenta há mais opções no Codabas e o preço é mais em conta. - No caso da mandioquinha se encontra facilmente em Paloquemao e de "inha"elas não têm nada. Esta versão congelada se encontra no Supermercado Carulla. Em Medellin, é mais fácil encontrar abobrinha fresca em qualquer supermercado e todos os dias, inclusive a Couve é possível comprar nos Carulla e Exitos, principalmente às quartas-feiras. Mas onde esses nunca faltam são na Mayorista e Minorista, lá tem isso todos os dias.

SECOS

AÇÚCAR CRISTAL, Incauca é a melhor (Azucar Blanco especial) - BATATA PALHA (Fosforitos ou Cabellos de Angel) - FARINHA DE TRIGO, para mim a melhor é a Haz de Oro (Harina de trigo) - AÇÚCAR CONFEITEIRO (Azucar Refinada ou de Confeiteiro) - POLVILHO DOCE OU AZEDO (Almidón Dulce ou Ágrio ou Fécula de Yuca) 

- Muitos Brasileiros reclamam que aqui não há Açúcar Cristal, há sim, e o melhor para mim é o Incauca, o Carulla já começou a vender e nas lojinhas do Codabas que vendem produtos para padarias é mais fácil ainda de encontrar. - O polvilho não é vendido em supermercados, só é possível encontrar em lojas que vendem produtos para padarias, docerias e etc, no Codabas e bairros como Suba tem em abundância!

FARINHA DE ROSCA (Miga de Pan) - FEIJÃO (Frijol) , só não encontrei tipo Carioquinha  - COSTELA DEFUMADA EM PEDAÇOS (Essa é uma dica que dou para colocar no feijão, fica uma delícia)

 PRODUTOS PARA BOLOS, DOCES, TORTAS E ETC


CHOCALATE EM PÓ (Cocoa o Cacao en Polvo) - CHOCOLATE EM BARRA BRANCO E EM TABLETES AO LEITE E SEMI-MARGO (Chocolate Blanco, Semiamargo e Al Leche) - CHOCOLATE GRANULADO (Lluvia de Chocolate o Chispitas de Chocolate)
- Estes produtos não estão nos supermercados comuns, só se encontram em locais especificos. Dentro do Codaba há uma lojinha chamada CHOCOLAMU e há muitos ingredientes que nós brasileiros usamos em nossas receitas, assim como as forminhas para doces, chamado aqui de Capacillos. - Os chocolate são da marca Nestlê ou Nacional uma marca colombiana muito boa, é possível encontrar uma variedade de chocolates para vários usos. - O chocolate granulado é gostoso, este da foto de 500gr custa $7.000 COP (R$7,00). Muitos que não conhecem esses locais, chegam a comprar em shoppings os granulados que vem em potinhos, que além de caros são horríveis no sabor.


FERMENTO PARA BOLO (Polvo de Hornear) - FERMENTO PARA PÃO (Levadura) - ESSÊNCIAS (Esencia) - LEITE DE COCO (Leche de Coco) - MASSA DE  TOMATE (Pasta de Tomate) - LEITE CONDENSADO (La Lechera)
- Os produtos acimas são as marcas que eu gosto de usar. Dos fermentos é a Levapan, antes a Royal tinha outros produtos mas há tempos só vejo as essências e a Carolesen é marca colombiana, eu gosto e tem uma enorme variedade de sabores. - O leite de Coco só é encontrado na versão em lata o que leva muitos a pensarem ou até confudirem com a versão que há para fazer bebidas, para a comida eu gosto da marca da foto. - Massa de tomate tipo Pomarola, Cicca, aqui não tem e as marcas colombianas são adocicadas, a Hunts é a única que se assemelha as massa de tomate do Brasil. - O leite condensado não sei o que  os demais brasileiros acham, mas para mim é um pouco mais líquido que do Brasil, mas ainda assim é a melhor para várias receitas!

BOMBONS GAROTOS - BOLACHA CHAMPAGNE (Bizcocho ou Deditos de Azucar)
Os chocolates da garoto também tem em barras. - Quanto a Bolacha de pacote não é tão adocicada como as do Brasil e a da latinha é da marca Bauducco, vem nas cores vermelha, amarela e lilás.

EMBUTIDOS E SIMILARES


MASSA PARA BOLOS (MASSA PARA TORA/PONQUES) - SIMILAR FARINHA LACTEA é a BABY QUAKER - BOLACHA TIPO MAIZENA (Galletas Maria) - MAIONESE (Mayonesa) - SIMILAR ao TODDYNNHO (Achocolatado Alpina) - AZEITONA PRETA (Aceitunas Negras)
- Existem várias marcas para massa de bolo, eu indico a Doña torta. - Farinha Lactea não há, porém essa Baby Quaker é o mais parecido que há por aqui. - No formato das bolachas/biscoito maizena não tem aqui, mas tem a Maria da Marca brasileira Marilan que chegou na Colômbia nos supermercados Carrefour/JUMBO, da Bauducco temos aqueles sabores banana com canela, coco e ao leite. - Aqui não tem Hellmans, particularmente não gosto das marcas colombianas principalmente a Frucco, tem gente que gosta, a que mais simpatizo é a da foto (La Cosntancia) e tem as marcas estrangeiras também. O interessante é ir comprando até achar aquela do seu gosto. - Toddynho também não têm, a marca Alpina a mais famosa em laticínios da Colombia lançou as caixinhas no sabores Baunilha, Chocolate e Morango.  - Graças à Deus aqui na Colômbia temos as azeitonas pretas tipo as argentinas, já morei em lugares onde o jeito eram as de latas totalmente sem sabor. Mas muita atenção na hora de comprar esses frascos, de um supermercado a outro tem uma oscilação de preço gritante de $18.000 a $ 50.000 COP.

LATICÍNIOS
REQUEIJÃO (Crema de Esparcir o Requesón) - MANTEIGA E MARGARINA (Mantequilla e Margarina) - PÃO BAGUETE PRÉ-ASSADO (Pan Baguette semihorneado)
Há 1 ano a Parmalat lançou o Requeijão Bomday o sabor ainda distante do brasileiro, mas já valia a pena, porém há algum tempo percebi uma mudança considerável no sabor, deixei de comprar, mas muitos brasileiros ainda consomem. - Manteiga  e Margarina, até pouco tempo os colombianos não sabiam diferenciar uma da outra, a Alpina teve uma idéia genial, começou a fazer as embalagens imitando a pele das vacas para que as pessoas soubessem que eram de origem animal, colocou cores para indicar qual tem sal, no caso a cor vermelha. - O famoso pão francês/brotinho, há quem diga que aqui não tem. Há e muito, mas por incrível que pareça em bairros mais simples como Suba, as padarias desse lugar tem uma enorme variedade de pães salgados, doces, amanteigados e broas, porém como fica fora do caminho de muitos brasileiros, as pessoas acham que não tem. A versão da foto é fácilmente encontrada no Supermercado Carulla, é um pouco maior que o pão francês mas é delicioso, 12 minutos no forno e você tem em casa um pão quentinho para saborear nos café da amanhã. 



QUEIJO MINAS/FRESCAL (Queso Campesino) - QUEIJO COALHO (Queso Costeño) - QUEIJO TRANÇA E PÊRA TIPO MUSSARELA (Queso Trenza e Pera)

- Colômbia tem uma enorme variedade de queijos, mas no que se refere a sabor ainda tem muito a melhorar. Existe no mercado uma grande gama de queijos estrangeiros. Em relação as marcas, gosto da Colombiana Colanta, a Alpina também é boa e as duas são facilmente encontradas nos supermercados. Porém em lugares como Paloquemao, Codabas e Suba, existem casas especializadas na venda de queijos, com marcas que não tem no supermercado e a preços econômicos e o melhor, o cliente pode degustar e levar aquele que lhe agradar mais. Ainda não encontrei queijo prato ou algum que se pareça!


 BEBIDAS

SIMILAR DO VINHO DO PORTO, ALTA COCINA - CACHAÇA (Água Ardiente) - CERVEJA (CERVEZA)

- Vinho do Porto encontrei com dificuldade e caríssimo, recebi como dica de um amigo que é Chef sobre Alta Cocina e estou satisfeita com ele. - Cachaça, para os que adoram as caipirinhas, no Carrefour sempre tem. A única cerveja brasileira que chega aqui é a Cintra e tem em todos os supermercados, em lugares como o San Andresito é possível encontrar Brahma, o único detalhe é que são produzidas e engarrafadas na Venezuela, portanto quem conhece sente a diferença no sabor.


 - Outros produtos como Farinha branca ou amarela, Dendê, Calabresa, Tapioca, Guaraná Antártica se consegue através de contatos, o mais caro de todos é a calabresa.

Bem meu povo, vou parando por aqui mas conforme for descobrindo mais coisas irei compartilhando com vocês! E qualquer dúvida, dica, sugestão que tenham, podem entrar em contactar através do e-mail: annyotto@hotmail.com


Um saludo e até o próximo post con MUCHO GUSTO!




5 comentários:

  1. Excelentes dicas! Super super! Pupunha eu nao tinha nem idea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido!

      Que bom que vc gostou! Pupunha tem muito no norte, e eu amo! A única diferença é que as da Colômbia são eeeenorrrmesss...rsrs..

      Bjks,
      Anny

      Excluir
  2. Anny, super legal, informativo e util!!! eu encontro guarana Skin no Exito! nao e' a mesma coisa, mas para quem esta longe do Br. ha tanto tempo da para matar um pouco a vontade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vero Jaci, porém há 1 mês não estou encontrando, pelo menos não no Exito da Autopista onde sempre encontrei. Falei com o gerente de lá e ele disse que não não ía mais receber....por isso...não coloquei na lista! Mas se você está encontrando me fala qual pois ainda tenho mais uma lista para postar! Bjkss Loira Linda!

      Excluir
  3. olá. vc sabe onde posso encontrar azeite de dendê? não encontro em lugar nenhum... encontrei um tal de "aceite de palma" mas nada a ver... parecia oleo diesel kkkk

    ResponderExcluir

Seus cometários, opiniões e dicas serão sempre muito bem-vindos!
Agradeço sua participação!
Bsitos,
Anny Vasconcelos