domingo, 26 de fevereiro de 2012

Champignon ao Vinho com Recheio

Foto: Anny Vasconcelos


Esta delícia eu conheci na casa de uma amiga querida, a Dea! Pedi a receita e hoje, um ano depois resolvi testá-la. O resultado: uma delícia fácil, prática e de muito bom gosto, isso se alguns não o classificarem de FINO! A minha amiga serviu como acompanhamento, mas eu acho ele perfeito para uma ENTRADA para lá de chique.
Segue a receita abaixo:

Ingredientes:

1 caixinha de Cogumelo Champignon Grandes (podem ser médios, pequenos não, pois na hora de cozinhar eles diminuem bastante)
1 1/2 xícara de vinho tinto

Modo de fazer:

- Lave e tire o talo dos cogumelos com delicadeza, se necessário, tire o excesso que fica no fundo.

Foto: Anny Vasconcelos

- Em uma panela com tampa, coloque os champignons e o vinho, deixe cozinhar os 2 primeiros minutos sem tampa para evaporar o álcool, depois tampe a panela. Deixe cozinhar em fogo moderado por 6 min ou até que o cogumelo esteja cozido e o vinho incorporado.

Foto: Anny Vasconcelos

- Depois de cozido, coe os cogumelos, mas não se desfaça do caldo.


Foto: Anny Vasconcelos


Opção para acompanhar os cogumelos: ASPARGOS

- Lave os aspargos e coloque para cozinhar no caldo do Champignon por 2 minutos. Não deixe cozinhar demais, a cor verde tem que prevalecer.


Foto: Anny Vasconcelos



Opções de recheios:

- Bacalhau

- Queijo Mussarela, Prato em cubinhos

- Bacon Fatiado

- Queijo envolto no Bacon

- Ou, o que a sua imaginação quiser.


Montagem:

- Pré-aqueça o forno em 180 graus.
- Recheie os cogumelos à gosto mas sem desfazê-los.
- Arrume-os em um refratário e ao lado arrume os aspargos. Se tiver azeite ou manteiga em spray, rocee sobre eles, ou regue com um pouco de azeite. Se o queijo não for salgado, aconselho a colocar um pouco antes de levar ao forno.
- Leve ao forno e deixe assar por 10 min ou até que o recheio, o queijo se derreta e dore por cima.

Recheio de Bacalhau e Queijo (Foto: Anny Vasconcelos)



Apresentação:

Para realçar ainda mais esta deliciosa entrada, faça uma boa apresentação com a mesma. Para as minhas usei utensílios pequenos, porém de um charme que deram aquele toque especial. Afinal de contas, comemos primeiro com os olhos!


(Foto: Anny Vasconcelos)
Essas loucinhas são um charme!




(Foto: Anny Vasconcelos)
Essas peças são excelentes para canapés, brigadeiro de colher e sobremesas tipo Petit!


Esta foi minha primeira receita no Blog, espero que tenham gostado! Estou preparando muitas outras para compartilhar com vocês!

Saludos,
Anny Vasconcelos


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A CRUZ NA TESTA

Ontem, saí cedo para um compromisso em Bogotá e enquanto eu caminhava pelas ruas observei que várias pessoas traziam o desenho de uma cruz na testa. A princípio a ficha não caiu, a pressa em chegar era maior. Porém, cada vez mais  pessoas com a testa marcada passavam por mim. A vontade de pedir permissão para tirar uma foto foi imensa, mas o acanhamento foi maior, até porque eu já havia percebido que aquilo estava relacionado com a “quarta-feira de cinzas ou miércoles de Ceniza” como é chamado nos países com idioma espanhol!
Isso me relembrou os tempos de igreja e tudo aquilo que nós era dito sobre a quaresma, páscoa e quão bonitas eram as palavras proferidas. Era e é uma época de reflexão sobre nossas atitudes, de refletir sobre os erros e pecados cometidos, um período para penitências em  alguns países, o jejum e a abstinência também são comuns nessa época.
Lembro que em casa minha mãe levava a culinária a risca todos esses dias, o prato principal sempre era “peixe” minha mãe colocava em prática todos os seus dotes culinários, nenhum dia era enjoativo, o menu era maravilhoso a cada prato apresentado!
Tenho a leve impressão, mas oxalá seja só impressão, que nos dias atuais as pessoas já não dão a devida atenção a este período. Para alguns, parece ser apenas mais um feriado. Muitos perderam o costume de ir a igreja, de fazer sua reflexão sobre um período tão importante e significativo em nossas vidas.
Lembro que na igreja a primeira frase dita no começo da Quaresma, que começa justamente na quarta-feira de cinzas, é que este período serve para lembrar-nos que nossa passagem por aqui é temporária, que do pó viemos e ao pó voltaremos. Não importa a riqueza material que você tenha, você parte e tudo isso fica, o que sim importa, é a riqueza da sua alma, da forma como você leva sua vida., como você trata os demais ao seu redor.
Se você ainda não parou para rever seus atos, a forma como leva sua vida, este é um excelente período para nós, portanto vamos aproveitar este período ou mesmo alguns momentos para conversamos com Deus que tanto nos têm dado, para pedir perdão e perdoar todos aqueles que de uma forma ou outra nos causaram alguma mágoa!
·         Algumas curiosidades sobre esta época:
- Antigamente os judeus usavam as cinzas como forma de mostrar sua vontade de transformar uma vida pecadora em uma vida dedicada à Deus!
- As cinzas usadas eram das folhas das palmeiras usadas no ano anterior no Domingo de Ramos. Para lembrar um sinal de glória mas que tudo um dia se transformará em pó.
- As cinzas também eram usadas para identificar as pessoas que fossem se batizar na quinta de páscoa, uma forma de imitar Jesus Cristo e seu jejum de 40 dias.
- Antigamente a palavra “carnaval” tinha outro significa no começo da Quaresma. Naquela época a palavra significava “adeus à carne”, devido a falta de métodos adequados para resfriar a comida, as pessoas tinham como missão acabar com toda a comida antes da quarta-feira de cinza, e isso não incluía só  a carne, mas ovos, leite e qualquer comida perecível. Porém alguns espertinhos aproveitaram a ocasião para promover festas chamadas carnavalescas. Alguns porém exaltavam tanto os prazeres da carne que chegavam a ser exagerados. E tudo com a desculpa de arrepender-se durante o período da Quaresma para se tornar uma pessoa limpa depois.
Enfim, que possamos ser sinceros com nossos sentimentos nestes dias, rever nossos atos e o modo como estamos passando por esta vida. Nunca é tarde para arrepender-se e tentar a cada novo dia, ser uma pessoa melhor.
Apesar do acanhamento eu não resisti deixar passar a oportunidade de fazer fotos de algum colombiano com a cruz na testa. E três vendedoras de uma loja onde fiz algumas compras, fizeram a gentileza de posar para mim. Perguntei à elas o que significava este ato para elas e todas disseram o mesmo: - Uma forma de mostrar que somos cristão!
Aqui na Colômbia isso é normal na quarta-feira de cinzas, portanto não se assuste quando várias pessoas e em distintos ambientes, passarem ao seu lado com uma cruz na testa. É a forma como eles demonstram sua devoção para com sua crença religiosa. Cada país um povo, cada povo uma cultura, mas a FÉ é a mesma!

Carolina - Vendedora Lancôme

Vendedoras da M.A.C

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Meu Primeiro post no Blogger da Colombia.Travel

Estou imensamente Felizzzzzz!!! Ontem segunda 20/02 saiu o meu primeiro post no Blogger (clique em Blogger para ver o post) da página da Colombia Travel. Um post simples que faz um convite a todos aqueles que desejam conhecer este belo país.

Saiu também o post da minha querida Mikaelly Almeida do Blog Nossa Vida em Cali, ela está na minha lista de blogs que sigo assim como a lindoca da Leandra Felipe do Blog Comboio do Norte, mas o post da Lê ainda não saiu, mas estamos super ansiosas e na torcida para ver a sua estréia!

Que Deus nos abençoe muito neste projeto dos Bloggers, afinal somos as única brasileiras representando nosso amado país....arriba las mujeresss!!! Que honra, quanta responsabilidade, mas se aqui estamos, foi porque Deus sabia que essa era a hora certa. Parabéns a nós, que possamos fazer um excelente trabalho! 

Aproveito a oportunidade para encerrar este post com uma das muitas frases que eu gosto e admiro!

Bem-aventurado é aquele que a humildade assumiu, pois convém ao mundo possuir vencedores, os humildes.
Gustavo Zamproni

Bsitos!





domingo, 19 de fevereiro de 2012

13 Passos Para o Bem

Enquanto eu fazia uma limpeza no meu computador, me deparei com umas pastas antigas que me fizeram recordar momentos maravilhosos da minha vida.
Há exatos 12 anos, tive um chefe Alemão um tanto esquisito no seu modo de ser. Foi alguém que me ensinou muito, tinha um gênio difícil, mas quando se propunha a ajudar, o fazia com muita habilidade! 
Com um caráter típico dos alemães, com uma vida toda regrada e "certinha", com ar sisudo e possuidor de hábitos até então estranhos para mim, o que só provocava minha fértil imaginação a ponto de fazer os demais colegas soltarem altas gargalhadas no horário de trabalho. Mas minhas piadas nunca foram desrespeituosas, em momentos de muita cobrança eu costumava soltar uma "peróla" para reenergizar o ambiente. 
Mas o chefe em questão, tinha umas manias estranhas,  e uma delas era dedicar 30 minutos da nossa primeira hora do trabalho lendo jornais e revistas. Tá ok,  até aí nada de "estranho", mas em seguida tínhamos que recortar todas as fotos que fossem interessante para nós, a foto não podia conter nenhuma palavra, apenas a imagem, feito isso cada um tinha uma pasta onde guardavámos todos esses recortes e na sexta-feira era obrigatório criar uma espécie de albúm e frases que indicassem o quê aquela imagem nos transmitia....sinceramente, aos 21 anos de idade eu achava aquilo um saaacoooo....haha.... Mas passado algum tempo entendi perfeitamente o que ele queria com aquele exercício. E foi por essa e outras manias estranhas que eu o apelidei de Mr. Seltsam (Estranho em Alemão). Uma das coisas que mais gostava eram nossas reuniões as quarta-feiras onde ele nos mostrava slides interessantes, com temas distintos mas que sempre acrescentavam algo tanto em nossa vida pessoal como profissional. Consegui guardar alguns desses slides. E hoje vou compartilhar um deles com vocês!

13 Passos Para o Bem

















E uma excelente e próspera semana!
Saludos!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Produtos Brasileiros e Similares na Colômbia

Morar fora do Brasil implica em diversas mudanças como clima, cultura, idioma, hábitos, adaptação. Mas creio que uma das coisas que nos fazem uma falta danada é a deliciosa comida brasileira. Até porque para mim, comida igual à nossa não há, inclusive as comidas estrangeiras ganham um toque especial e mais saboroso em terras tupiniquins.
E uma vez fora do solo brasileiro, não importa o lugar, seja qual for o produto brasileiro que você encontrar mesmo que seja aquela marca mais vagabunda no Brasil, passa a ser um achado, um tesouro...rsrs....
E para facilitar a vida dos queridos expatriados que vivem ou pretendem vir para Colômbia, abaixo segue uma lista com fotos dos produtos que encontrei aqui e os similares que mais se acercam e os nomes em espanhol:
FRUTAS E VERDURAS
<>

</>
CAJU (Marañón ou Merey) - COCO  é Coco- LARANJA LIMA (Lima ou Naranja Dulce) - PUPUNHA (Chontaduro)

- A Laranja Lima é mais complicado de achar pois depende da época. Tanto a Laranja Lima, o Coco e o Caju, em Bogotá são encontrados em Paloquemao  nos locais que vendem ervas. E em Medellin na Mayorista e na Minorista, na primeira é mais frequente ver a laranja lima. Aqui na Colômbia esses produtos são considerados medicinais. 
  

  
PIMENTA DE CHEIRO (Ají Dulce) - COUVE (Tallo ou Col) - COENTRO/CHICÓRIA, TOMATINHO VERDE E PIMENTA ARDIDA (Cilantro - Tomatillo Verde - Ají Picante) - MANDIOQUINHA (Arracacha)
- As pimentas podem ser encontradas nos supermercados como Olímpica e Carulla.  - A Couve há em feirinhas, mas é mais fácil de ser encontrada no Codabas (Bogotá) a qualquer dia e nos locais que vendem ervas, flores e etc. - A pimenta há mais opções no Codabas e o preço é mais em conta. - No caso da mandioquinha se encontra facilmente em Paloquemao e de "inha"elas não têm nada. Esta versão congelada se encontra no Supermercado Carulla. Em Medellin, é mais fácil encontrar abobrinha fresca em qualquer supermercado e todos os dias, inclusive a Couve é possível comprar nos Carulla e Exitos, principalmente às quartas-feiras. Mas onde esses nunca faltam são na Mayorista e Minorista, lá tem isso todos os dias.

SECOS

AÇÚCAR CRISTAL, Incauca é a melhor (Azucar Blanco especial) - BATATA PALHA (Fosforitos ou Cabellos de Angel) - FARINHA DE TRIGO, para mim a melhor é a Haz de Oro (Harina de trigo) - AÇÚCAR CONFEITEIRO (Azucar Refinada ou de Confeiteiro) - POLVILHO DOCE OU AZEDO (Almidón Dulce ou Ágrio ou Fécula de Yuca) 

- Muitos Brasileiros reclamam que aqui não há Açúcar Cristal, há sim, e o melhor para mim é o Incauca, o Carulla já começou a vender e nas lojinhas do Codabas que vendem produtos para padarias é mais fácil ainda de encontrar. - O polvilho não é vendido em supermercados, só é possível encontrar em lojas que vendem produtos para padarias, docerias e etc, no Codabas e bairros como Suba tem em abundância!

FARINHA DE ROSCA (Miga de Pan) - FEIJÃO (Frijol) , só não encontrei tipo Carioquinha  - COSTELA DEFUMADA EM PEDAÇOS (Essa é uma dica que dou para colocar no feijão, fica uma delícia)

 PRODUTOS PARA BOLOS, DOCES, TORTAS E ETC


CHOCALATE EM PÓ (Cocoa o Cacao en Polvo) - CHOCOLATE EM BARRA BRANCO E EM TABLETES AO LEITE E SEMI-MARGO (Chocolate Blanco, Semiamargo e Al Leche) - CHOCOLATE GRANULADO (Lluvia de Chocolate o Chispitas de Chocolate)
- Estes produtos não estão nos supermercados comuns, só se encontram em locais especificos. Dentro do Codaba há uma lojinha chamada CHOCOLAMU e há muitos ingredientes que nós brasileiros usamos em nossas receitas, assim como as forminhas para doces, chamado aqui de Capacillos. - Os chocolate são da marca Nestlê ou Nacional uma marca colombiana muito boa, é possível encontrar uma variedade de chocolates para vários usos. - O chocolate granulado é gostoso, este da foto de 500gr custa $7.000 COP (R$7,00). Muitos que não conhecem esses locais, chegam a comprar em shoppings os granulados que vem em potinhos, que além de caros são horríveis no sabor.


FERMENTO PARA BOLO (Polvo de Hornear) - FERMENTO PARA PÃO (Levadura) - ESSÊNCIAS (Esencia) - LEITE DE COCO (Leche de Coco) - MASSA DE  TOMATE (Pasta de Tomate) - LEITE CONDENSADO (La Lechera)
- Os produtos acimas são as marcas que eu gosto de usar. Dos fermentos é a Levapan, antes a Royal tinha outros produtos mas há tempos só vejo as essências e a Carolesen é marca colombiana, eu gosto e tem uma enorme variedade de sabores. - O leite de Coco só é encontrado na versão em lata o que leva muitos a pensarem ou até confudirem com a versão que há para fazer bebidas, para a comida eu gosto da marca da foto. - Massa de tomate tipo Pomarola, Cicca, aqui não tem e as marcas colombianas são adocicadas, a Hunts é a única que se assemelha as massa de tomate do Brasil. - O leite condensado não sei o que  os demais brasileiros acham, mas para mim é um pouco mais líquido que do Brasil, mas ainda assim é a melhor para várias receitas!

BOMBONS GAROTOS - BOLACHA CHAMPAGNE (Bizcocho ou Deditos de Azucar)
Os chocolates da garoto também tem em barras. - Quanto a Bolacha de pacote não é tão adocicada como as do Brasil e a da latinha é da marca Bauducco, vem nas cores vermelha, amarela e lilás.

EMBUTIDOS E SIMILARES


MASSA PARA BOLOS (MASSA PARA TORA/PONQUES) - SIMILAR FARINHA LACTEA é a BABY QUAKER - BOLACHA TIPO MAIZENA (Galletas Maria) - MAIONESE (Mayonesa) - SIMILAR ao TODDYNNHO (Achocolatado Alpina) - AZEITONA PRETA (Aceitunas Negras)
- Existem várias marcas para massa de bolo, eu indico a Doña torta. - Farinha Lactea não há, porém essa Baby Quaker é o mais parecido que há por aqui. - No formato das bolachas/biscoito maizena não tem aqui, mas tem a Maria da Marca brasileira Marilan que chegou na Colômbia nos supermercados Carrefour/JUMBO, da Bauducco temos aqueles sabores banana com canela, coco e ao leite. - Aqui não tem Hellmans, particularmente não gosto das marcas colombianas principalmente a Frucco, tem gente que gosta, a que mais simpatizo é a da foto (La Cosntancia) e tem as marcas estrangeiras também. O interessante é ir comprando até achar aquela do seu gosto. - Toddynho também não têm, a marca Alpina a mais famosa em laticínios da Colombia lançou as caixinhas no sabores Baunilha, Chocolate e Morango.  - Graças à Deus aqui na Colômbia temos as azeitonas pretas tipo as argentinas, já morei em lugares onde o jeito eram as de latas totalmente sem sabor. Mas muita atenção na hora de comprar esses frascos, de um supermercado a outro tem uma oscilação de preço gritante de $18.000 a $ 50.000 COP.

LATICÍNIOS
REQUEIJÃO (Crema de Esparcir o Requesón) - MANTEIGA E MARGARINA (Mantequilla e Margarina) - PÃO BAGUETE PRÉ-ASSADO (Pan Baguette semihorneado)
Há 1 ano a Parmalat lançou o Requeijão Bomday o sabor ainda distante do brasileiro, mas já valia a pena, porém há algum tempo percebi uma mudança considerável no sabor, deixei de comprar, mas muitos brasileiros ainda consomem. - Manteiga  e Margarina, até pouco tempo os colombianos não sabiam diferenciar uma da outra, a Alpina teve uma idéia genial, começou a fazer as embalagens imitando a pele das vacas para que as pessoas soubessem que eram de origem animal, colocou cores para indicar qual tem sal, no caso a cor vermelha. - O famoso pão francês/brotinho, há quem diga que aqui não tem. Há e muito, mas por incrível que pareça em bairros mais simples como Suba, as padarias desse lugar tem uma enorme variedade de pães salgados, doces, amanteigados e broas, porém como fica fora do caminho de muitos brasileiros, as pessoas acham que não tem. A versão da foto é fácilmente encontrada no Supermercado Carulla, é um pouco maior que o pão francês mas é delicioso, 12 minutos no forno e você tem em casa um pão quentinho para saborear nos café da amanhã. 



QUEIJO MINAS/FRESCAL (Queso Campesino) - QUEIJO COALHO (Queso Costeño) - QUEIJO TRANÇA E PÊRA TIPO MUSSARELA (Queso Trenza e Pera)

- Colômbia tem uma enorme variedade de queijos, mas no que se refere a sabor ainda tem muito a melhorar. Existe no mercado uma grande gama de queijos estrangeiros. Em relação as marcas, gosto da Colombiana Colanta, a Alpina também é boa e as duas são facilmente encontradas nos supermercados. Porém em lugares como Paloquemao, Codabas e Suba, existem casas especializadas na venda de queijos, com marcas que não tem no supermercado e a preços econômicos e o melhor, o cliente pode degustar e levar aquele que lhe agradar mais. Ainda não encontrei queijo prato ou algum que se pareça!


 BEBIDAS

SIMILAR DO VINHO DO PORTO, ALTA COCINA - CACHAÇA (Água Ardiente) - CERVEJA (CERVEZA)

- Vinho do Porto encontrei com dificuldade e caríssimo, recebi como dica de um amigo que é Chef sobre Alta Cocina e estou satisfeita com ele. - Cachaça, para os que adoram as caipirinhas, no Carrefour sempre tem. A única cerveja brasileira que chega aqui é a Cintra e tem em todos os supermercados, em lugares como o San Andresito é possível encontrar Brahma, o único detalhe é que são produzidas e engarrafadas na Venezuela, portanto quem conhece sente a diferença no sabor.


 - Outros produtos como Farinha branca ou amarela, Dendê, Calabresa, Tapioca, Guaraná Antártica se consegue através de contatos, o mais caro de todos é a calabresa.

Bem meu povo, vou parando por aqui mas conforme for descobrindo mais coisas irei compartilhando com vocês! E qualquer dúvida, dica, sugestão que tenham, podem entrar em contactar através do e-mail: annyotto@hotmail.com


Um saludo e até o próximo post con MUCHO GUSTO!




quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Valentines Day’s – Día del Amor y Amistad

14 de Fevereiro

Ontem aqui na Colômbia foi comemorado o Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, de acordo com o que encontrei no Wikipedia sobre a origem desta história considerada uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais. Ela começou de uma forma trágica.
São  Vatentim
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. Essa  associação com o romântico chegou no final da ideade média, quando o conceito de amor romântico foi formulado.
Um bispo chamado Valentim lutava contra as ordens do imperador Cláudio II que proibiu o casamento durante as guerras por acreditar que os solteiros eram melhores combatentes.
O Bispo continuo a celebrar casamentos, e se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. Ao ser descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade. Tão românticoooooo!
Dizem que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
Atualmente, o dia é associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo fora, aproximadamente mil milhões de cartões com mensagens românticas são enviados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

Uma das datas mais comemoradas pelos casais
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do dia 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo de tradição casamenteiro.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A idéia se expandiu pelo Brasil.

Cupido que também representa o dia do Amor.
Seja 14 de Fevereiro ou 12 de Junho, o que sim sabemos é que o amor e amizade devem ser comemorados todos os dias. Afinal, ser amado e bem quisto é tão bommm!




Fonte: Wipidea
Imagens Google

Andrés Carne de Res

Para quem chega a Bogotá seja para morar ou a turismo, a cidade possui lugares que são verdadeiras referências da mesma, lugares que são quase uma obrigatoriedade para conhecer. E uma delas é o famoso restaurante-balada Andrés Carne de Res.
Em 2010 quando cheguei a Bogotá várias pessoas me recomendaram este lugar. Na primeira oportunidade que tive juntamente com meu esposo e alguns amigos, fomos conhecer a casa matriz que fica a 30km de Bogotá em uma cidade chamada Chía – Ciudad de la Luna. Antes mesmo de entrar no local já fiquei impressionada pela originalidade, a impressão que tive foi que todo material que tivesse utilidade ou fosse reciclável foi aproveitado para a decoração do restaurante. A quantidade de informação é tanta que para alguns pode ser confundido com “lixo visual” devido aos excessos.
Mas eu achei a proposta deles tão genial e criativa que era impossível não olhar os detalhes de cada item usado na decoração. No site da Colômbia Travel há uma definição super interessante sobre o Andrés: "Grande parte do encanto de Andrés carne de res se deve a sua excentricidade, a sua decoração entre kistch e barroca. Corações de todos os tamanhos, imagens religiosas, máscaras, flores e uma grande quantidade de objetos estranhos enfeitam o lugar. Numa só noite ao redor de duas mil pessoas visitam este lugar que respira arte e misticismo."

Os famosos corações que dão um toque romântico
A excentricidade na decoração
                                            
Um dos ambientes do restaurante

Algumas pessoas classificam o local próprio para Patricinhas e Mauricinhos, mas eu discordo, é um lugar para todos, jovens, casais, família com criança o ideal é durante o dia, já a noite é mais para os amantes de uma boa balada e paquera. Com um cardápio maravilhoso e variado o local serve tanto para um almoço e jantar ou simplesmente para tomar cerveja e beliscar algo. O certo é que ali paga-se para beber e comer, e muito bem, assim como no Brasil a oferta de sucos naturais é enorme e para encerrar, nada melhor que uma Aromática, um chá colombiano delicioso onde a composição básica é a fusão de 3 tipos de frutas e 3 ervas, sou fã assumida.

Aromática, uma delícia colombiana.

Ceviche (Olha a riqueza de detalhes)
Suco de Lulo (servido nestes copos que para mim são "cuias')
E claro que em um lugar assim, o atendimento não podia ficar atrás, eles fazem jus a boa fama em saber receber seus clientes. O quadro de funcionários é composto por jovens simpáticos, atenciosos e que sabem vender muito bem os produtos da casa. A música ambiente é ao vivo com ritmos da Colômbia e para deixar os clientes mais encantados com o lugar tem uma bandinha com atores caracterizados que vai de mesa em mesa, perguntam de onde você é e fazem a maior festa com os turistas jogando confetes criando um ambiente super gostoso e divertido. Para os aniversariantes a brincadeira vai além, o felizardo ganha uma faixa com os seguintes dizeres “Honores de la Casa” (Honras da casa) que fica de lembrança para a “vítima”, e é claro que pagar um miquinho faz parte também, ou dançando ou recebendo uma dança pra lá de hilária de algum dos personagens da banda.

Garçons (Mesero)

Mico para os Aniversariantes

Conta
O Andrés também tem uma filial que fica dentro de Bogotá, localizado na famosa Zona T e é uma ótima opção para aqueles que não têm tempo ou não querem se deslocar para Chía. Esta filial de 4 andares onde cada um representa a terra, céu, purgatório e inferno, é um point de balada com um som mecânico e segue o mesmo estilo do de Chía. Mas se for comparar a decoração, a de Chía é muito melhor, mas este da zona T não deixa de ser uma bela referência do Andrés Carne Res. Na hora de pagar, outro atrativo, a conta vem em uma caixa e dentro tem uma lupa, uma lanterninha e uma bolsa de doces colombianos, tudo para não ter problemas com o pagamento, na saída ainda recebemos uma garrafinha de água toda adornada em couro com o nome do restaurante.
Um aviso aos interessados, não deixem de fazer reserva antes de ir a qualquer um deles. Pois a fila de espera não é nada interessante principalmente se for para Chía.
Endereços e contatos:
Matriz: Calle 3 No. 11a-56, Chía
Filial: Calle 82 no. 12-21, Bogotá
Reservas: 863-7880
Custo: Entre 50.000 a 70.000 COP por pessoa  

Fotos: Anny Vasconcelos