quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Valentines Day’s – Día del Amor y Amistad

14 de Fevereiro

Ontem aqui na Colômbia foi comemorado o Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, de acordo com o que encontrei no Wikipedia sobre a origem desta história considerada uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais. Ela começou de uma forma trágica.
São  Vatentim
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. Essa  associação com o romântico chegou no final da ideade média, quando o conceito de amor romântico foi formulado.
Um bispo chamado Valentim lutava contra as ordens do imperador Cláudio II que proibiu o casamento durante as guerras por acreditar que os solteiros eram melhores combatentes.
O Bispo continuo a celebrar casamentos, e se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. Ao ser descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade. Tão românticoooooo!
Dizem que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
Atualmente, o dia é associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo fora, aproximadamente mil milhões de cartões com mensagens românticas são enviados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

Uma das datas mais comemoradas pelos casais
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do dia 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo de tradição casamenteiro.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A idéia se expandiu pelo Brasil.

Cupido que também representa o dia do Amor.
Seja 14 de Fevereiro ou 12 de Junho, o que sim sabemos é que o amor e amizade devem ser comemorados todos os dias. Afinal, ser amado e bem quisto é tão bommm!




Fonte: Wipidea
Imagens Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus cometários, opiniões e dicas serão sempre muito bem-vindos!
Agradeço sua participação!
Bsitos,
Anny Vasconcelos